Tratamento de Qualidade para Pessoas com Necessidades Especiais!!!!!!!!
Para entender como a terapia aquática pode ajudar seu filho, é importante ter um entendimento geral sobre os efeitos das propriedades da água no corpo.
Temperatura
A temperatura mais quente da água no ambiente de fisioterapia aquática é benéfica para relaxar o tônus muscular e limitar movimentos involuntários ou espásticos que, de outra forma, podem impedir ganhos terapêuticos em um ambiente terrestre. A temperatura mais quente da água também ajuda a melhorar a circulação através da dilatação dos vasos sanguíneos.
Pressão Hidrostática
A pressão hidrostática é definida como a força exercida pela água em um corpo submerso. Essa propriedade da água ajuda a "espremer" o indivíduo na água e, como resultado, permite que o indivíduo desligue os estímulos externos e se sinta mais seguro. Isso é particularmente benéfico para crianças com distúrbios sensoriais do processamento ou problemas vestibulares. A pressão hidrostática também é útil para melhorar a circulação, pois fornece uma força externa no corpo à medida que o indivíduo se move pela água.
Viscosidade
A viscosidade é descrita como o modo como as moléculas de água se unem quando se tenta se mover através delas. Isso cria uma resistência natural da água, o que ajuda a fortalecer os músculos do núcleo e dos membros. O aumento da resistência também ajuda a melhorar a resistência cardiovascular, aumentando as demandas físicas do corpo à medida que ele se move pela água. A velocidade dos movimentos na água pode ser classificada para alcançar o resultado desejado; á medida que a velocidade do movimento aumenta, a resistência fornecida pela água também aumenta e, consequentemente, à medida que a velocidade do movimento diminui, a resistência fornecida pela água diminui.
Flutuabilidade
A flutuabilidade pode ser definida como a força ascendente exercida pela água. Isso ajuda a diminuir a quantidade de peso suportado pelas juntas quando submerso na água. Como resultado, a flutuabilidade ajuda a melhorar o equilíbrio e a estabilidade do núcleo, limitando o medo de cair e, ao mesmo tempo, incentivando o indivíduo a trabalhar contra a força da água para manter uma posição ereta. A flutuabilidade também pode ser útil para ajudar nas atividades de flutuação usadas para relaxar, a fim de diminuir o tônus muscular e melhorar a amplitude de movimento das articulações.
Quem pode se beneficiar da terapia aquática?
Algumas das populações comumente tratadas na Clinica RNA incluem:
Lidar com questões sensoriais
As crianças que tem autismo geralmente têm dificuldades sensoriais significativas. Elas costumam ter fortes reações a diferentes texturas e podem reagir acima ou abaixo a diferentes estímulos no ambiente.
O terapeuta começa avaliando a temperatura da água, assim como o ruído e outras distrações na água. Quando todos os fatores são levados em consideração, a água ajuda a proporcionar um ambiente seguro que apoia a criança e ao mesmo tempo fornece a pressão hidrostática necessária. Muitas crianças são capazes de tolerar melhor o toque após a terapia aquática.
Melhora as habilidades sociais da criança
As sessões de terapia em grupo podem ajudar as crianças com autismo a melhorar suas habilidades sociais. Durante essas sessões de grupo, as crianças trabalham com o terapeuta e outras crianças. Elas aprendem a se envolver com seus companheiros de grupo, enquanto também compartilham brinquedos e equipamentos. Ao experimentar brincadeiras cooperativas e competitivas, as crianças desenvolvem uma melhor atitude mental e aumentam a autoconfiança. Os médicos relatam uma melhora substancial no início e na manutenção do contato visual durante e após as sessões da terapia.
Ajuda com melhorias cognitivas
A terapia aquática pediátrica pode ajudar crianças com autismo a melhorar sua concentração e atenção. A terapia se concentra no movimento funcional baseado em brincadeiras, facilitando o crescimento do desenvolvimento neurológico e melhorando a amplitude de movimento. A terapia melhora a consciência corporal, além de ajudar as crianças a se divertirem. A sessão individual pode ajudar crianças com autismo quando se trata de controle de impulsos, capacidade de seguir instruções e tolerância à frustração.