TEA (Transtorno do Espectro Autista)
O transtorno do espectro autista é um transtorno complexo do desenvolvimento que engloba o transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância, o transtorno de Rett e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação (DSM-V), caracterizado pelo comprometimento da qualidade das habilidades comportamentais, nas áreas de interação social e linguagem, incluindo uma serie de sintomas motores, emocionais, sensoriais e cognitivos.
A Clínica RNA trabalha com o método ABA, (Applied Behavior Analysis - Análise do comportamento aplicada). Uma abordagem da Psicologia que vem sendo amplamente utilizada com crianças com diagnóstico de Autismo. Estudos mostram que a intervenção ABA têm se mostrado bastante eficaz no tratamento, principalmente em casos mais graves de Autismo. Quer conhecer mais sobre a Ciência ABA? Clique Aqui!
Quando o tratamento deve começar ?
A intervenção precoce geralmente segue um diagnóstico de autismo, portanto, seu início depende da idade do diagnóstico. Nos Estados Unidos, a maioria das crianças é diagnosticada após os 4 anos.
Como os tratamentos comportamentais para o autismo mudaram ao longo do tempo ?
As terapias comportamentais historicamente envolviam sentar uma criança em uma mesa por horas e pedir que ela nomeasse objetos retratados em cartões de memória flash. Exercícios rígidos como esse podem melhorar a linguagem, por exemplo, ou facilitar o comportamento repetitivo.
Mas nos últimos 20 anos, as terapias mudaram para ambientes mais familiares, como o quarto da criança ou a sala de jogos. Muitas vezes, uma criança pode escolher a atividade – colorir em uma mesa ou brincar com caminhões, por exemplo. A intervenção é muitas vezes integrada a outros aspectos do dia, pois os pais se tornaram parceiros cada vez mais importantes no reforço de comportamentos.
Especialidades oferecidas pela Clinica RNA:
Psicologia ABA
Os profissionais psicólogos da clínica RNA passam a atuar no aprimoramento da interação social e ritos de passagem através da escolha de brinquedos, brincar compartilhado e conto de história. Funções executivas através dos treinos das seguintes atividades: labirintos, completar figuras e ligar pontos.
Ampliação do vocabulário descrevendo e nomeando objetos com o auxilio de ferramentas de comunicação por troca de figuras (PECS). Aprimorando o comunicar-se funcionalmente, responder perguntas iniciadas por quem e onde, aprender a responder sim e não. Aprender a seguir instruções através de brincadeiras. Aprendizado da discriminação de verbos, partes do corpo, emoções, cores dos objetos, formas geométricas e o próprio nome. Desenvolvimento das habilidades de imitação por base de estimação e habilidades de correlacionar utilizando: quantidade com número, categoria, objetos com função, palavras com suas respectivas letras iniciais.
Fonoaudiologia ABA
A fonoaudiologia é uma das áreas mais importantes no Tratamento da criança autista, porque ela é a área de estudo que se dedica ao desenvolvimento da comunicação, da linguagem e das habilidades de aprendizagem da criança.
Na intervenção fonoaudiológica existem muitas ferramentas e estímulos positivos, que podem ser utilizados com a Análise do Comportamento aplicada (ABA), para alcançar ótimos resultados no desenvolvimento da linguagem e comunicação da criança.
Psicologia Denver
O Early Denver Model (ESDM) é uma terapia comportamental para crianças com autismo entre 12 e 48 meses. É baseado nos métodos de análise de comportamento aplicada (ABA).
Pais e terapeutas usam o jogo para construir relacionamentos positivos e divertidos. Por meio de brincadeiras e atividades conjuntas, a criança é incentivada a aprimorar as habilidades linguísticas, sociais e cognitivas.
A terapia ESDM pode ser usada em muitas situações, inclusive em casa, em uma clínica ou na escola. A terapia é fornecida em ambientes de grupo e individualmente.
A clínica RNA também trabalha com a Fonoaudiologia PADOVAN e PROMPT com as crianças autistas!
Porque você deve realizar fisioterapia aquática para crianças com autismo!
Existem diferentes tratamentos que podem ser realizados para ajudar crianças com autismo. Quando uma criança é diagnosticada com essa condição, os especialistas médicos criam um programa de terapia que pode ser usado no processo de tratamento. Uma das formas mais eficazes de terapia é a terapia aquática.
É uma terapia recreativa que envolve o uso da água e desempenha um papel importante na melhoria da qualidade de vida da criança e na produtividade. Os terapeutas usam atividades aquáticas especificamente projetadas para ajudar na restauração, melhoria e aprimoramento das funções de qualidade de uma criança com autismo.
Benefícios que se destacam:
Auxilia a lidar com questões sensoriais
As crianças que tem autismo geralmente têm dificuldades sensoriais significativas que geralmente são muito distraíveis. As crianças costumam ter fortes reações a diferentes texturas e estímulos no ambiente. O terapeuta começa avaliando a temperatura da água, assim como o ruído e outras distrações na água. Quando todos os fatores são levados em consideração, a água ajuda a proporcionar um ambiente seguro que apoia a criança e ao mesmo tempo fornece a pressão hidrostática necessária. Muitas crianças são capazes de tolerar melhor o toque após a terapia aquática.
Melhora as habilidades sociais da criança
As sessões de terapia em grupo podem ajudar as crianças com autismo a melhorar suas habilidades sociais. O treinamento inclui sessões que visam habilidades específicas. Durante essas sessões de grupo, as crianças trabalham com o terapeuta e outras crianças. Eles aprendem a se envolver com seus companheiros de grupo, enquanto também compartilham brinquedos e equipamentos. Ao experimentar brincadeiras cooperativas e competitivas, as crianças desenvolvem uma melhor atitude mental e aumentam a autoconfiança. Os médicos relatam uma melhora substancial no início e na manutenção do contato visual durante e após as sessões de terapia.
Ajuda com melhorias cognitivas
A terapia aquática pediátrica pode ajudar crianças com autismo a melhorar sua concentração e atenção. A terapia se concentra no movimento funcional baseado em brincadeiras, facilitando o crescimento do desenvolvimento neurológico e melhorando a amplitude de movimento. A terapia melhora a consciência corporal, além de ajudar as crianças a se divertirem. A sessão individual pode ajudar crianças com autismo quando se trata de controle de impulsos, capacidade de seguir instruções e tolerância à frustração. Existem numerosos benefícios da terapia aquática e os especialistas são capazes de ensinar às crianças sobre segurança da água.
Apesar dos benefícios, é importante garantir uma supervisão intensa quando essas crianças estão na água, especialmente por as crianças com autismo apresentarem natureza distraída e muitos serem hiperativos.
Nossos Serviços com os pacientes com TEA:
Contamos com uma equipe coesa, apropriada de práticas baseadas em evidências, a qual promove resultados consistentes no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes.
Oferecemos um ambiente planejado para atendimento individualizado e em grupo, de acordo com a necessidade de cada cliente, sendo:
Avaliação Multidisciplinar
Avaliação Neuropsicológica
Avaliação de Perfil Sensorial
Avaliação Comportamental para desenvolvimento do Plano Terapêutico Individualizado (PTI) e de programas para aquisição de repertório e redução de comportamento problema
Tratamento em contexto clínico
Orientação Parental
Capacitação temática para pais
Cursos e Palestras
Consultoria Clínica