Cuevas Medek
Dezenove anos depois, em 1999, Ramón Cuevas incluiu o seu próprio nome na designação da terapia, denominando-a Cuevas Medek Exercises® (CME®). Cuevas Medek Exercises® (CME®) é uma abordagem terapêutica psicomotora para crianças com três meses ou mais que apresentem desenvolvimento motor atípico causado por disfunções do Sistema Nervoso Central (SNC), conhecidas ou não. A terapia CME® pode ser aplicada até que a criança alcance e controle a marcha independente.
Existem algumas contraindicações:
(1) qualquer diagnostico de doença neuromuscular degenerativa progressiva;
(2) diagnóstico de Osteogenesis Imperfecta;
(3) idade inferior a três meses (a não ser que o terapeuta responsável tenha formação em CME® II ou III).
O pressuposto fundamental da terapia CME® é que as crianças com comprometimento do desenvolvimento precisam reforçar o seu potencial de regeneração natural e ativar seu código genético.
Segundo os idealizadores, tal propriedade subjacente do SNC, continua a impulsionar o processo de desenvolvimento, mesmo após o estabelecimento das sequelas.
O protocolo de avaliação CME® possibilita aos terapeutas reconhecer imediatamente qualquer sinal de atraso motor entre a idade de 4-8 meses.
A terapia CME® provoca o aparecimento de funções motoras automáticas ausentes, expondo a criança à influência da força da gravidade, com progressão gradual para o apoio distal. Todo o alongamento necessário é integrado ao protocolo do exercício. A cooperação e motivação da criança não são requisitos da terapia CME®.
Fonte: http://www.cuevasmedek.com.